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Por Ana Nery Torres de Sá, 1747161
e Andréa Monteiro da Silva, RU 1747180 Salgueiro - PE 16/06/2017 |
Há seis meses, a Escola
Paraíso, na cidade de Salgueiro, Pernambuco, preocupada com a aprendizagem, a
interação, a inclusão social e escolar dos alunos com necessidades especiais,
adota como ferramenta tecnológica, o aplicativo Livox nas disciplinas de
Matemática e Português para auxiliar na aprendizagem e na inclusão dos alunos
que possuem deficiências intelectuais.
A Escola Paraíso é referencia
no atendimento de crianças com deficiência, promovendo a inclusão de 20 alunos
com deficiência física e intelectual. Um dos alunos é Gabriel Silva de 07 anos,
aluno do 2° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental que possui paralisia
cerebral, aluno este, que motivou os professores a buscarem novas ferramentas
de ensino para ajudá-lo no seu processo de aprendizagem e na sua inclusão
social.
A escola realizou várias
pesquisas e estudos sobre a melhor ferramenta de inclusão para trabalhar atividades
pedagógicas com o aluno Gabriel e depois de várias pesquisas, a escola adota o
app Livox que ajuda o aluno a expressar aquilo que está sentindo em qualquer
momento, promovendo autonomia na sua comunicação. Esse app usado pelos os professores da Escola
Paraíso ganhou o prêmio de melhor aplicativo de inclusão do mundo pela
Organização das Nações Unidas. Criado pelo pernambucano e analista de sistemas
Carlos Pereira, especialmente para sua filha que tem paralisia cerebral.
Antes do Livox
(Liberdade em Voz Alta), o diálogo com o aluno era feito por meio de um
catálogo de “falas” ditas em voz alta, quando selecionadas por ele nas suas necessidades e dificuldades
em sala de aula.
Com a chegada do app na
escola, os professores trataram de orientar o aluno Gabriel Silva no uso do
aplicativo ensinando os seus primeiros comandos básicos. Depois de várias orientações, o aluno Gabriel aprendeu que tocando a tela do tablet
com o software instalado poderia expressar por comando de voz suas emoções, necessidades
e desejos, como o de se alimentar, beber água, dormir ou avisar de um possível
desconforto físico, por exemplo, entre outras coisas. E dessa forma a comunicação entre o aluno e professores
passou acontecer de forma eficiente e clara.
Depois de alguns dias, os professores apresentaram
gradativamente o software, contendo um catálogo de 20 mil imagens que foram visualizadas
e usadas de acordo a necessidade do aluno. Nas
aulas de Português foi possível trabalhar leitura e compreensão textual, utilizando
as próprias imagens e um conjunto de textos que possuem no app. O aluno com ajuda do aplicativo, respondia
sobre a compreensão dos textos e das imagens, pois o teclado virtual da
ferramenta possibilita a fala automática por comando de voz, com palavras ou
frases que estão sendo digitadas, tornando-se possível a comunicação do usuário
com outras pessoas.
Foram realizadas outras atividades de leitura com o aluno,
usando o aplicativo que auxiliou no seu processo de alfabetização, pois as
imagens usadas no software se parecem muito com os cartões gráficos que professores
costumam utilizar em sala de aula, associando as figuras às palavras. E por meio dessa ferramenta de inclusão possibilitou
o processo de alfabetização e de aprendizagem do aluno. Foi possível em outros
momentos por meio do Livox, o acesso do aluno com atividades culturais, como
filmes, desenhos e músicas, sendo possível a sua inclusão social. Com o software,
as aulas de Matemática passaram a ser mais lúdicas e dinâmicas, pois o
aplicativo possibilitou conhecer os números e realizar pequenas operações. Em
outro momento o aluno Gabriel com ajuda do aplicativo e da professora criou uma
página nas redes sociais, publicando fotos e mensagens, provando que a inclusão
social é possível de acontecer.
Nas aulas de Artes Visuais, o professor ensinou as cores
primárias ao aluno usando o tablet com o aplicativo instalado, cartões
coloridos e um jogo de pinos de encaixe coloridos. O cartão foi apresentado ao
aluno, em seguida ele encontrou a cor correspondente no tablet, ao apertar a
cor correta, o tablete pronuncia a cor e o aluno fez a tentativa de colocar o
pino de encaixe de sua cor. Por meio dessa atividade o aluno identificará as
cores primarias, desenvolvendo habilidades na distinção de cor, forma,
dimensão, espaço, atenção e psicomotrocidade
São várias as vantagens do aplicativo Livox, como atender
diferentes deficiências e doenças, como autismo, ELA (Esclerose Lateral
Amiotrófica) e sequelas de AVC (Acidente VASCULAR Cerebral), a outra vantagem é
a possibilidade do professor criar um perfil para cada aluno, fazendo cada um dentro
das suas necessidades. O Livox é personalizável conforme a idade, sexo e tipo
de deficiência, além disso, é disponível em várias línguas, possuindo facilidade
extrema de uso e configuração. Infelizmente a desvantagem do aplicativo é o
acesso, pois não é gratuito. No caso de alguém querer adquirir de forma
particular, deverá comprar a licença do uso do app, restringindo o acesso
daqueles que não possuem boas condições financeiras. O Livox veio para trazer
qualidade de vida a quem antes não podia falar, não tinha voz. Veio dar
dignidade, mudar o estilo de vida não apenas do usuário, mas também da família,
de amigos e educadores.
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