Pular para o conteúdo principal

Aprenda a ler e a contar, brincando e se divertindo

Por Luiz Rodrigues dos Santos, RU 1287857
Pólo – Salgueiro PE
Data 24/08/2017
O aplicativo educacional “Ler e Contar”, segundo seu desenvolvedor, Bergman, pode dar uma ajudinha, a seu filho que está começando o aprendizado escolar, visto que aprende enquanto se diverte.

O “Ler e Contar” contém alfabeto, sílabas, números (soma e subtração), língua de sinais, vogais e consoantes, formas geométricas, animais, cores e instrumentos musicais. Isso tudo em um único aplicativo totalmente grátis e disponível no play. google.com.

O alfabeto é ilustrado e com atividades de completar sequências, clicar e arrastar letras para os lugares certos e encontrar as primeiras letras das palavras.
As sílabas são simples, com aplicação e atividades de clicar, formar, completar, contar e ler as palavras. E as palavras são ilustradas.
Os números são de 0-100, podendo se contar nos dedos de 0-10 e as atividades são de clicar, arrastar para os lugares certos, completar as sequências e contar.
As somas e as subtrações são simples, fáceis e as atividades são de tentar descobrir os resultados contando com dominó.

A língua de sinais contém o alfabeto em libras (língua brasileira de sinais) e as atividades são de descobrir as letras, os sinais e jogos da memória.
As vogais e consoantes apresentam atividades para treinar onde usar cada letra, clicando nas letras para completar as palavras.
As formas geométricas ensinam como se fala e desenha as 04 principais formas (quadrado, círculo, retângulo e triângulo), dando exemplos de objetos quem têm essas formas e as atividades são de identificar e clicar as formas corretas dos objetos e jogos da memória.

Os animais são 52 imagens reais, possibilitando-se aprender os respectivos nomes e sons que eles fazem atividades são de descobrir e colorir dos animais.
As cores são as 12 mais populares com 02 exemplos de cada e as atividades são de identificar, clicar, desenhar e falar o nome das cores.

Os instrumentos musicais são 30 imagens reais, com 02 exemplos para cada instrumento e os respectivos nomes e sons que eles fazem e, as atividades são de identificar os instrumentos por meio do som específico, colorir e jogo da memória.

Tendo em vista que essa ferramenta tecnológica está a serviço da educação, sobretudo da educação inclusiva, sendo importante para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mediante a instalação do aplicativo no smartphone ou tablet pode-se utilizá-la nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Artes, inclusive, para os alunos portadores de necessidades educativas especiais, principalmente os autistas e os surdos (libras).

REFERÊNCIAS:

Ler e Contar. Disponível em:<https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bergman.lerecontar&hl=pt>. Acesso em: 24 de Agosto de 2017.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Downex, um aplicativo que facilita o processo de alfabetização de crianças e adolescentes com Síndrome de Down

Por Edileusa Iraci Torres , RU: 1814400 Iraciane   Idamara Torres de Sá , RU : 1784192 Polo – Salgueiro - PE Data 25/08/2017 Há cinco meses, foi adotado na Escola Ana Clara, em Salgueiro, um aplicativo tecnológico chamado Downex, que ajuda a facilitar a vida de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. Este aplicativo foi criado pela professora Ameliara Freire, de Recife- PE, com o intuito de ajudar nas dificuldades de desenvolvimento do irmão diagnosticado com Síndrome de Down, que não teve um bom desempenho na parte da alfabetização. Ela levou apenas seis meses para criar o software, testar a ferramenta e disponibilizá-la na internet.  A ferramenta facilita o processo de alfabetização de crianças e adolescentes com a doença, acelerando o reconhecimento de palavras e letras de maneira simples, intuitiva e, principalmente, gratuita.            Na Escola Ana Clara, em Salgueiro, o Downex é utilizado na ...

JOVENS CRIAM APLICATIVO TRADUTOR DO PORTUGUÊS PARA LIBRAS

Por: Andreina Afonsina Nunes Barros A professora e interprete de libras, Laine Lima, trabalha na Escola Cleuzemi Pereira do Nascimento no município de Salgueiro, Pernambuco,e utiliza o handtalk. É um aplicativo para tablets e celulares que traduz em tempo real, palavras ou frases em português para libras (língua brasileira de sinais) essa tecnologia faz com que crianças com deficiência auditiva possam ter acesso ao conhecimento. Bem como adolescentes e jovens com deficiência, podem estar adentrando no processo de inclusão objetiva. O objetivo é facilitar a permanência na escola, desses alunos com deficiência. É também vantajoso para os colegas aprenderem libras, e se relacionarem melhor.A desvantagem é que, como é um aplicativo, ou seja, um software executado por um equipamento de informática, é necessário saber manipular/usa essa ferramenta, pois ainda há muitos professores que não tem o domínio sobre essas tecnologias. Para ela, a melhor maneira de conseguir suce...