Downex, um aplicativo que facilita o processo de alfabetização de crianças e adolescentes com Síndrome de Down
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Por Edileusa Iraci Torres, RU:
1814400
Iraciane Idamara Torres
de Sá, RU :
1784192
Polo – Salgueiro - PE
Data 25/08/2017
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Há cinco meses, foi adotado na Escola Ana
Clara, em Salgueiro, um aplicativo tecnológico chamado Downex, que ajuda a
facilitar a vida de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. Este
aplicativo foi criado pela professora Ameliara Freire, de Recife- PE, com o
intuito de ajudar nas dificuldades de desenvolvimento do irmão diagnosticado
com Síndrome de Down, que não teve um bom desempenho na parte da alfabetização.
Ela levou apenas seis meses para criar o software, testar a ferramenta e
disponibilizá-la na internet. A
ferramenta facilita o processo de alfabetização de crianças e adolescentes com
a doença, acelerando o reconhecimento de palavras e letras de maneira simples, intuitiva
e, principalmente, gratuita.
Na Escola Ana Clara, em Salgueiro, o
Downex é utilizado na classe de alfabetização, na disciplina de Português, com
a aluna Mayara Maria Mendes Ferreira de cinco anos, portadora de Síndrome de
Down, o mesmo está sendo disponibilizado no tablet, já que a tela é touchscreen
facilita a interação do usuário com a ferramenta, pois muitos deles têm
problema de coordenação motora e apresentam dificuldade para manusear o mouse.
Simples e com uma interface colorida, o Downex foi concebido com um visual específico
para pessoas que possuem grande índice de dispersão, pois, podem ter problemas
com audição, com habilidades de memória, sendo que todas essas habilidades são
importantes para aprender a ler e escrever despertando no aluno o prazer na
aprendizagem. As crianças com Down lidam
bem com questões visuais, mas podem ter problemas para chegar à etapa
alfabética.
Portanto, o aplicativo Downex é muito
importante e prazeroso no processo do ensino aprendizagem da criança e se
encaixa bem nesse contexto. Ao abrir o
programa, o usuário deve escolher uma das letras do alfabeto para,
posteriormente, identificar imagens e palavras que tenham inicio com a letra
selecionada. Além de cores, a pessoa com Síndrome de Down ainda tem o recurso
sonoro que identifica cada figura e letra escolhida, caso a escolha esteja
correta é informado uma mensagem de incentivo (por exemplo: Parabéns) cada
acerto pontuado é armazenado na base de dados. Se a figura escolhida estiver
errada, será visualizada uma mensagem informativa (Tente Novamente) não sendo
pontuado ou armazenado na base de dados.
Após termino da atividade é informado à
quantidade de acertos de cada atividade. Todas as atividades realizadas serão
gravadas na base de dados, com as seguintes informações: nome da criança, a
letra escolhida, a quantidade de acertos e data e hora que foi realizada a
atividade, e visualizadas por meio de um relatório para que a professora
consiga verificar o aprendizado do aluno no processo de alfabetização. O tempo
para a realização das atividades é ilimitado.
Conforme
a professora Ameliara criadora do Downex, a proposta é fazer com que a
ferramenta chegue a qualquer pessoa que tenha Down. Pois, a tecnologia deve ser
usada como um recurso para facilitar a vida de todo mundo. Fazer a ligação da
tecnologia com a parte humana é fundamental, só assim podemos facilitar o
trabalho e atividade de qualquer ser humano.
Quando a criança é incluída na escola
regular, ela encontra vários obstáculos para assimilar os conceitos
considerados mais simples, mas o aluno com Síndrome de Down pode e deve
compartilhar salas de aula com colegas de desenvolvimento típico promovendo resultados
positivos para que tenha a possibilidade de acesso ao conhecimento aprendendo a
defender e apoiar outras crianças com necessidades educacionais especiais.
No entanto, será necessário que a criança
sinta desejo de aprender e para estimular, o Downex é um aplicativo muito
significante que pode ser usado com a parceria da família e educadores.
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