Pular para o conteúdo principal

Downex, um aplicativo que facilita o processo de alfabetização de crianças e adolescentes com Síndrome de Down

Por Edileusa Iraci Torres, RU: 1814400
Iraciane  Idamara Torres de Sá, RU : 1784192
Polo – Salgueiro - PE

Data 25/08/2017
Há cinco meses, foi adotado na Escola Ana Clara, em Salgueiro, um aplicativo tecnológico chamado Downex, que ajuda a facilitar a vida de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. Este aplicativo foi criado pela professora Ameliara Freire, de Recife- PE, com o intuito de ajudar nas dificuldades de desenvolvimento do irmão diagnosticado com Síndrome de Down, que não teve um bom desempenho na parte da alfabetização. Ela levou apenas seis meses para criar o software, testar a ferramenta e disponibilizá-la na internet.  A ferramenta facilita o processo de alfabetização de crianças e adolescentes com a doença, acelerando o reconhecimento de palavras e letras de maneira simples, intuitiva e, principalmente, gratuita.

           Na Escola Ana Clara, em Salgueiro, o Downex é utilizado na classe de alfabetização, na disciplina de Português, com a aluna Mayara Maria Mendes Ferreira de cinco anos, portadora de Síndrome de Down, o mesmo está sendo disponibilizado no tablet, já que a tela é touchscreen facilita a interação do usuário com a ferramenta, pois muitos deles têm problema de coordenação motora e apresentam dificuldade para manusear o mouse. Simples e com uma interface colorida, o Downex foi concebido com um visual específico para pessoas que possuem grande índice de dispersão, pois, podem ter problemas com audição, com habilidades de memória, sendo que todas essas habilidades são importantes para aprender a ler e escrever despertando no aluno o prazer na aprendizagem.  As crianças com Down lidam bem com questões visuais, mas podem ter problemas para chegar à etapa alfabética.

          Portanto, o aplicativo Downex é muito importante e prazeroso no processo do ensino aprendizagem da criança e se encaixa bem nesse contexto.  Ao abrir o programa, o usuário deve escolher uma das letras do alfabeto para, posteriormente, identificar imagens e palavras que tenham inicio com a letra selecionada. Além de cores, a pessoa com Síndrome de Down ainda tem o recurso sonoro que identifica cada figura e letra escolhida, caso a escolha esteja correta é informado uma mensagem de incentivo (por exemplo: Parabéns) cada acerto pontuado é armazenado na base de dados. Se a figura escolhida estiver errada, será visualizada uma mensagem informativa (Tente Novamente) não sendo pontuado ou armazenado na base de dados.

        Após termino da atividade é informado à quantidade de acertos de cada atividade. Todas as atividades realizadas serão gravadas na base de dados, com as seguintes informações: nome da criança, a letra escolhida, a quantidade de acertos e data e hora que foi realizada a atividade, e visualizadas por meio de um relatório para que a professora consiga verificar o aprendizado do aluno no processo de alfabetização. O tempo para a realização das atividades é ilimitado.

       Conforme a professora Ameliara criadora do Downex, a proposta é fazer com que a ferramenta chegue a qualquer pessoa que tenha Down. Pois, a tecnologia deve ser usada como um recurso para facilitar a vida de todo mundo. Fazer a ligação da tecnologia com a parte humana é fundamental, só assim podemos facilitar o trabalho e atividade de qualquer ser humano.

      Quando a criança é incluída na escola regular, ela encontra vários obstáculos para assimilar os conceitos considerados mais simples, mas o aluno com Síndrome de Down pode e deve compartilhar salas de aula com colegas de desenvolvimento típico promovendo resultados positivos para que tenha a possibilidade de acesso ao conhecimento aprendendo a defender e apoiar outras crianças com necessidades educacionais especiais.

     No entanto, será necessário que a criança sinta desejo de aprender e para estimular, o Downex é um aplicativo muito significante que pode ser usado com a parceria da família e educadores.
    
    
       Fonte: WWW.downex.com.br

         

Comentários