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Inclusão Pedagógica: Mãos que Falam

Por: Hélia Rosa Ribeiro Laranjeira Ferraz - RU 1827543
Ana Lúcia Gomes Barbosa de Menezes - RU 1831179
Maria do Socorro Monteiro - RU 1797892
Mariângela Ferraz Correia - RU 1829826

Aluno com deficiência tem resultados surpreendentes na aprendizagem com uso do aplicativo LIVOX

O uso do aplicativo livox promove a inclusão pedagógica dos alunos com deficiências nas escolas. Isto iniciou na cidade do Recife pelopernambucano analista de sistema Carlos Edmar Pereira.

Ele usou a tecnologia para ajudar pessoas com deficiência a se comunicarem, desenvolvendo o aplicativo livox considerado o melhor aplicativo de inclusão social do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo traduzido em 25 idiomas incluindo os países de língua árabe. Carlos criou o aplicativo para ajudar a filha Clara de sete anos, que tem paralisia cerebral para facilitar a sua comunicação entre eles.

No seu depoimento de Carlos Pereiradisse: 
“minha filha não fala e nem anda, mas tem a inteligência de uma criança da idade dela. Embora Clarinha não consiga pegar num papel e num lápis, ela se alfabetizou usando o Livox e faz contas de matemática com ele. Vocês tem que acreditar no filho de vocês”.

O aplicativo permite que pessoas com dificuldade de fala e motora possam se comunicar através do toque nas figuras apresentadas na tela, o aplicativo pode ser moldado de acordo com cada deficiência, corrigindo o toque imperfeito da pessoa com deficiência motora, e com teclado virtual que lê palavras e frases que estão sendo escritas na tela, também possui conteúdo educativo para ensinar pessoas especiais a lerem, escreverem e entenderem conceitos complexos de matemática. O acervo de palavras e imagens que são reproduzidas em áudio, quando são selecionadas ou digitadas. Emoções, indicação de fome, seleção de desenhos, filmes e musicas.

O Livox foi desenvolvido em sistema androide podendo ser utilizadas em todas as plataformas tais como celular e tabletes, estando disponível para download no googleplay, podendo ser utilizado sob pagamento de uma taxasimbólica para manutenção do aplicativo, necessita de cadastro simplificado.

Fazendo uso do aplicativo de Carlos Pereira, a professora Meire da Escola Municipal major João Novaes do município de Floresta Pernambuco, está utilizando a ferramenta Livox na sala de aula com o aluno Manuel do 2º Ano. Ele tem deficiência motora e cognitiva e se comunica através do aplicativo com maior facilidade através de tablete, como forma de inclusão e melhoria de aprendizagem e comunicação com o grupo.


livox: pai, mãe e clara. Fonte google imagens
A professora utiliza o aplicativo para auxiliar nas disciplinas de português trabalhando oralidade e escrita e emmatemática, identificando quantidade com imagens. Fez o seguinte relato: “
o aluno melhorou a comunicação com os colegas promovendo uma maior interação entre eles, bem como naaprendizagem da leitura e escrita e nas questões matemáticas, obtendo ótimo resultados no desempenho pedagógico e na convivência social, percebida quando o alunointerpretaas historiam ouvidas usando o aplicativo eparticipa nos jogos com os colegas.” Ela ainda defende queeste aplicativo possa ser utilizado nas diversas áreas do conhecimento porque além de favorecer na aprendizagem do aluno comdeficiência também promove uma maiorinteração com a comunidade escolar e com o mundo.

Porém, a desvantagem do uso do aplicativo Livox é que ele ainda não está disponível de forma gratuita a todos os alunos que dele necessitam. Por isso, faz-se necessário que as famílias dos alunos com deficiências busquem o poder público para assegurar o direito de adquirir este aplicativo livox.

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