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Aplicativo revoluciona o ensino de matemática em Escola Pública de PE


Crianças deficientes visuais superam limitações com ferramenta tecnológica

Por: Filomena Maria de Sousa Yoyô -1952916 
Polo: Salgueiro – PE Data: 24/08/2017
Nesta terça-feira, 22 de agosto de 2017, a Escola Municipal Conexão, no município de Blogtícia-PE, a 430 km de Salgueiro – PE, buscando a modernização das práticas educacionais tecnológicas inclusivas voltadas para a garantia da acessibilidade das crianças com deficiência visual, lança a utilização do minimatecavox, aplicativo desenvolvido na Unicamp, pelo tecnólogo em informática Henderson Tavares de Souza, para auxiliar no aprendizado de matemática, que além de promover a inclusão digital e à recreação, traz uma diversidade de atividades. Este é executado pelo comando de voz que ao emitir os sons motivadores e agradáveis, por ser vozes infantis, permite a aprendizagem  significativa de matemática.

A professora Elisa Galvão vislumbrava este trabalho, desde fevereiro deste ano letivo, acreditava que a Secretaria de Educação de Blogtícia –PE, investiria em curto prazo em ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem de matemática, pois as crianças sinalizavam interesse pela área. A princípio, o gestor municipal Robson Sumer  priorizou em suas ações a aquisição de kits de multimídias para distribuição gratuita na escola, foi instalada internet em banda larga, além da oferta de cursos  gratuitos de informática aos educadores da Rede Municipal de  Ensino, contemplou ainda os pais das crianças com deficiência visual no curso que auxilia no manuseio de ferramentas tecnológicas.

 Para a Empresa Luminise, fornecedora dos kits, a iniciativa daquele município impacta positivamente nos índices educacionais, no sentido de viabilizar o ensino inclusivo, imprimindo mais  qualidade à educação pública municipal. Anderson Munier, pai de Valéria Munier, agradece emocionado, o trabalho desenvolvido pela equipe docente da Conexão, que atende uma demanda de doze crianças deficientes visuais. A aluna do primeiro ano encantada com a inovação pedagógica implantada, relata que as possibilidades de aprendizagens para os educandos são inesgotáveis, diz isso, por ser filha de professores pesquisadores interessados neste campo, sobretudo, são estimuladores da utilização cotidiana de aplicativos que incentivam o desenvolvimento cognitivo das crianças. A Escola tornou-se Centro de Apoio às Crianças com Deficiência Visual, destacando-se em Congressos, simpósios, seminários nacionais e internacionais, a partir da divulgação da experiência bem sucedida  neste espaço de educação a partir do uso do software, essas participações são alternativas dignas que contribuem efetivamente  para a  prática inclusiva  das aulas de matemática.
Fonte:https://www.zoom.com.br/tablet-ipad/deumzoom/comprar-tablet-para-criancas

Morgana Liz, professora da turma de alunos de seis anos, relata que o uso dos recursos tecnológicos tornam as aulas mais alegres, criativas e que por trás dessa alegria evidencia-se a compreensão dos conteúdos matemáticos.

 Nesse contexto, os objetivos vêm sendo alcançados à medida que os educandos são beneficiados, desde a reconstrução das estratégias e metodologias aplicadas com o minimatecavox à minimização dos obstáculos cognitivos. Anteriormente, eram vivenciadas situações de aprendizagem, que na maioria, pouco se adequavam às reais necessidades, afirma a educadora. Hoje, as aulas de matemática são dinâmicas e compreensíveis. Segundo Pâmela Lessa, mãe de Vitória, a filha descobriu  princípios matemáticos com a utilização de recursos tecnológicos adequados, por essa razão ocorre o processo de aprendizagem, daí construiu-se um cenário que permite ser vivenciadas aulas com propostas efetivas de inclusão.

            Vale ressaltar que, ferramentas tecnológicas favorecem a aprendizagem significativa, por ser lúdica, prática e autônoma. Apesar dos argumentos favoráveis aos avanços da tecnologia , surgem dúvidas acerca da eficácia dos instrumentos, são constantes as opiniões críticas e desfavoráveis ao uso da cidadania digital, como exemplo, a redução do manuseio de materiais manipuláveis, da bola de gude, lego, quebra-cabeça com peças grandes, entre outros, outro fator, é comprometer as relações interacionais, provocando o isolamento das crianças.

            Ao contrário, a utilização orientada de aplicativos estimula a vivência das aulas mais agradáveis e motivadoras, compara Joana Mares, gestora da escola, antes do uso dos recursos, as situações de aprendizagem se davam somente utilizando objetos comumente encontrados em sala de aula, julgando impraticáveis os momentos de aprendizagem sem explorações e investigações matemáticas  favoráveis à construção de estratégias próprias que dialoguem com a realidade do mundo digital.




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